dicas seo otimizar title

O último Whiteboard Friday do site Moz abordou o tema Title SEO, quem apresentou o Cyrus, um dos associados. Nesta postagem não vamos traduzir ao pé da letra, mas apenas transmitir as informações para o português de dicas valiosas de como elaborar sua Title SEO de maneira eficiente.

As idéias abordadas no título são: números, datas, tamanho, sinônimos, palavras “call to action”, palavras mais buscadas e questionamentos.

Ele começa explicando sobre o viés cognitivo dos números, citando exemplos como “5 sinais do apocalipse zumbi” e “Como os mutantes podem economizar 22% no seguro do carro”. Quando vemos os números nas SERPs, nos incitam a clicar no link, dá a impressão de nos apresentar algo mais específico, fácil de ler e entender. Muitas vezes isso acaba funcionando resultando em um aumento de CTR.

Segundo ponto é a utilização das datas nos títulos, como por exemplo: “Melhor ator de 2017” ou mais específico: “Os melhores jogadores do campeonato paulista de 2017”. Muitas vezes quando procuramos por datas atuais, o Google nos mostram as ocorrências com datas passadas como uma boa alternativa, tornando-se uma ótima estratégia no curto e longo prazo. Seguindo este exemplo, pode nos dar ocorrência de “Veja os melhores atores de 2016”. Um das dicas dada é a utilização do Yoast SEO plugin para WordPress para atualizar automaticamente as title com datas, particularmente, nunca usei.

O terceiro ponto é o tamanho do title. Não é bom muito pequeno e também nem tão extenso. Se for muito pequeno você não consegue dizer nada ou ser muito genérico. Por exemplo “tinta”, não se sabe se é tinta de unha, de impressora, de pintar parede ou quadros. Uma das melhores práticas é ter entre 50 a 60 caracteres no título. Antes de inserir a palavra chave no title, você já deve saber quais as melhores opções de palavras que seus clientes usam para procurar sobre o seu serviço ou produto.

O quarto ponto é o poder dos sinônimos e suas variantes, como por exemplo “restaurante barato” e “comida popular”. Isto é, pode ser uma boa estratégia ter maiores variedades pois podem estar procurando por diferentes vias. Mas antes você deve saber qual é a sua keyword principal, uma das dicas é digitar sua KW nos buscadores e ver quais as variedades de frases que vão lhe dar. Geralmente são as mais procuradas, uma ótima forma para diversificar conteúdo da sua Title SEO.

title seo opcoes

O quinto ponto é a utilização de palavras que “forçam” os clientes a clicarem, os chamados “call to action”. Um dos termos: compre, ache aqui, aprenda, escute, acesse… Quando você utiliza essas palavras, já lhe indica a fazer algo, lhe entregar algo, por exemplo: “Confira as melhores impressoras de 2016”. Isto pode ser uma ótima estratégia para incrementar seu tráfego e CTR.

O sexto ponto é a utilização das palavras mais buscadas. Ele criou um título para a ferramenta Followerwonk a partir das melhores palavras buscadas no GSC. Estavam nas mais buscadas “twitter search”, “search twitter bios”, “twitter analytics”, depois de analisar isso ele criou o título “Search twitter bios with Followerwonk, the Twitter analytics tools”. Isto é, ele utilizou um conjunto de palavras chave e montou um título que abrangesse tudo, uma super title seo! É muito importante gerar tráfego para o site, mas o mais (mais e mais) importante é receber visitantes que são seus potenciais clientes.

A sétima e último ponto é sobre frases interrogativas. Ele cita o exemplo: “Onde as borboletas migram?”, talvez a KW seria apenas “borboletas migram”. Mas com a criação de questionamentos, talvez gere curiosidade e leve as pessoas a clicarem. Ainda, com frases interrogativas você pode ganhar um bônus com os snippets, como no exemplo abaixo.

titleseo snippets questionamentos

Nos comentários do Moz Blog tem muitas informações que achei importante (não estão na ordem, só para ilustração), segue elas:

Call To Action + Keyword Phrase + Incentive = Compre Calça Feminina com 30% de desconto

Call To Action + Keyword Phrase + Variant + Incentive = Compre Calça feminina preta com 30% de desconto

Call To Action + Benefit + Keyword Phrase + Variant + Incentive = Compre e economize nas calças vermelhas em até 30% de desconto

Call To Action + GeoLocation + Product or Service + Time Constraint + Incentive = Ligue agora. Dentista em Maringá Só Hoje – Orçamento Gratuito

SubCategory + GeoLocation + Incentive or Benefit = Encanador industrial em Maringá com orçamento gratuito.

Benefit + Incentive + Service + Time Constraint + Call To Action = Ganhe 30% de desconto em Pedicure e Manicure Só Hoje (44) 3333-6666

Benefit + Incentive + Service + GeoLocation = Ganhe 50% de desconto no pedicure ao cortar o cabelo em Maringá

Service + GeoLocation + Incentive + Time Constraint = Manicure em Maringá com 50% de desconto todas as Quartas.

** Não exagere nos Call to Action ou nos Benefícios/Incentivos, podem soar como spam.

Utilizar a marca no final

Pode ajudar a reorganizar ou deixar sua marca em destaque em algum assunto, não deixe sua marca de fora.  Associe sua marca com um determinado assunto, isto é: keyword = sua marca, é um ótimo trabalho de branding e  ajuda a criar autoridade de domínio.

Utilizar caracteres

A utilização de “| ” utiliza menos pixel dentro da frase.

A utilização de ” + ” pode ser bom para um call to action, muito mais visual.

A utilização de caracteres especiais como o check ” √ ” pode ganhar um grande destaque.

Quando utiliza-se esse caracteres separadores não faz grande diferença, mas vale a pena tentar e ver qual é a melhor opção para o seu negócio.

A Hubspot publicou que ao utilizar o “[ ]” ouve um aumento de 38% no CTR, por exemplo: Saiba como fortalecer seu joelho [vídeo].

A concorrência destaca-se mais que a sua empresa?

Localize quem são os melhores, como que conseguiram tanto destaque. Faça isso e adicione seus diferenciais (ou pontos positivos) para atrair seu público e ganhar mais clicks. Por exemplo: Hambúrguer caseiro em Maringá #3333-9999 – Maionese Especial.

 

MINHAS OBSERVAÇÕES

Tenho percebido que as SERPs frequentemente nos dão nas melhores posições nas ocorrências com datas. Se eu estou procurando por “melhore máquina fotográfica”, é claro que vão nos oferecer links com datas próximas (com títulos próximos) ao de hoje.

Utilize o marcações de datas em seu site para facilitar a leitura dos robôs: http://schema.org/Date.

A palavra em foco deve estar entre as 3 primeiras palavras do título. Não deixa ela no final.

Depois de elaborar sua Title SEO, não esqueça de repeti-la no primeiro parágrafo e em alguma outra parte do texto. Mostre ao Google que o conteúdo criado esta relacionado com o título que o seu client clicou.

Os sinônimos e variantes tornaram-se importantes com a melhoria na utilização de semânticas e busca por voz, por exemplo: “Encontre pizzaria com serviço de entrega” e “Comer pizza perto do seu hotel em Moema?”. Dê o máximo de oportunidade para os seus clientes te acharem, é um ótimo trabalho que você vai tirar proveito por muito tempo!

As frases interrogativas vão ganhar muito espaço, principalmente com o search voice. A distância entre pessoas x computador vão se encurtar e as buscas acontecerão de forma mais natural possível. Como por exemplo: “Onde encontrar pizzaria aqui perto”.

Mas como o Google vai saber onde esta minha empresa? Facilita a “vida dele” e otimize seu site com marcações do local da sua empresa e também configurar adequadamente o GMB. O ideal é SEMPRE utilizar o nome da cidade para ganhar autoridade no GMB e criar consistência no NAP, isto é ótimo principalmente para as empresas locais, desta forma a utilização da title terá maior efetividade. Use a criatividade para elaborar a Title SEO. E você? Tem outras dicas? Escreve para nós.

 

Conteúdo original: https://moz.com/blog/title-tag-hacks-whiteboard-friday