Semana passada estava em um cliente e o alertei sobre um dos problemas de estar nos marketplaces. Você faz um belo trabalho de SEO para cadastrar seus produtos no e-commerce e depois dá de mão beijada o seu trabalho para os marketplaces: Mecadolivre, Magazineluiza, RicardoEletro, Wallmart… O que vai acontecer? Conteúdo duplicado e o outro site terá melhores posições que você. Vamos lá.
Quer ir pelo caminho mais fácil e gerar receita rapidamente, vá para os marketplaces. Mas, feche os olhos e não faça as contas para saber seu ponto de equilíbrio. Se fizer muitas contas, PODE ser que você desista deles.
Mas se quer um trabalho sólido e com retorno no médio e longo prazo, aposte em SEO.
Otimize seu site, montando uma boa estrutura nas suas categorias e produtos. Fortaleça! Crie relações entre elas!
A mensagem do googler @JohnMu foi mais ou menos essa: entregue seu trabalho para um e-commerce gigante e você verá sua página duplicada.E o pior, o markeplace terá melhores posições que você, o criador do conteúdo. Acompanhe a discussão no Twitter.
What do you expect to happen in search? What would you expect as a user?
— John ☆.o(≧▽≦)o.☆ (@JohnMu) July 31, 2018
— Mufaddal Sadriwala (@greatMuffi) July 31, 2018
Bem, ficou claro, do ponto de vista do SEO, se esses mercados são importantes para você, porque você irá se importar com o ranqueamento deles?
A minha dica é: se você quer vender no marketplace e também no seu site, faça um conteúdo próprio para cada um.
E você? Tem feito um bom trabalho de SEO? Também esta no marketplace?