A Loja Integrada é uma das maiores plataformas de e-commerce para PME do Brasil, com ela você consegue montar uma Loja Virtual em minutos. Para aqueles empreendedores que gostariam de lançar seu primeiro passo na internet, esta plataforma é um prato cheio! Mas.. Como é o SEO da LojaIntegrada?
Estava analisando a estrutura da Plataforma, fiquei surpreso pela facilidade.
É muito intuitiva e fácil de mexer.
Esta postagem é apenas para falar sobre o /Title.
Logo logo vou escrever sobre as melhores práticas de SEO da Loja Integrada.
Title na Loja Integrada
Como já sabem, o /title das páginas é um resumão do que se trata a loja, claro, em poucas palavras você vai descrever o que a página possui. Fiz um post falando um pouco como otimizar o title de uma página.
Cada URL da sua página, deve ter um título único, esta é a recomendação do Google. Isto facilita a busca dos rôbos para entregar a melhor página aos usuários.
Mas na Loja Integrada, temos um pequeno problema. Talvez, fácil de arrumar por parte equipe técnica.
Ao setar o Title da Home da sua loja, ela irá replicar no final de TODAS as outras páginas. Acompanhe abaixo.
Aleatóriamente, peguei como exemplo uma Loja MANEIRISSSSSSIMA de moda masculina. Tem muuuuuita roupa com muuuuito estilo, me lembra muito uma moda praiana, para galera descolada e que gosta de autenticidade. Os caras tem mais de 40mil seguidores no Instagram, pagamento via Paypal (particularmente uso muito) e contam com o TrustVox, isto é, investem na credibilidade e segurança da loja! Ja deixo aqui um link para a Loja La Vibora Roupa Masculina.
Para inserir o Title da Home na Loja Integrada você vai na “engrenagem” localizada no canto superior direito do Painel de Administração.
Você vai ver em “Dados da Loja”, a opção “Nome da Loja no <title>”.
A Loja em questão, inseriu o termo que esta no quadrado vermelho.
Ok, até aqui tudo bem.
A Plataforma também tem a opção de inserir a Title em cada uma das Páginas de Produtos. Como exemplo peguei o produto /camisetabasicabranca.
Observe que ao Inserir a Title em algum dos produtos, a Title da Home se repete no final. Marquei na cor laranja.
Mas aonde esta o problema disso?!
Problema, problema, não tem…
Mas poderíamos OTIMIZAR as páginas e facilitar o machine learning. Desta forma estamos dificultando o entendimento da leitura de cada página.
Fiz um “super desenho” para ilustar alguns problemas decorrente deste recurso da Loja Integrada que pode afetar seu posicionamento.
Veja o print de duas URLs no Google.
A primeira URL é um produto, neste caso é um “Shorts Feminino”.
Em laranja, observe que no final tem “Vestuário Masculino”. Desta forma, dificulta a identificação do conteúdo da página. O usuário esta procurando um shorts feminino ou masculino?
O ideal é sempre deixar o título o mais direto possível. Vai facilitar a indexação para a keyword que você deseja.
A segunda URL observe (em rosa) que tem o “…”. Isto significa que o Título ficou muito longo!
Então ao invés de um título chamativo que faça o usuário clicar e que facilite a leitura da página, a plataforma dificulta isto.
Gosto muito de recomendar esses Simuladores de SERP, pois ele já identifica quantos pixels que o título ficou fora. Então, observe, que neste caso, o título ultrapassou o limite justamente porque a plataforma replica o título.
O curioso é que nas configurações de Categoria, este recurso de Title, fica correto.
Veja em “Shorts > Shortinho Infantil”
Agora observe que na Página de Categoria, a title da Home não se repete.
Achei muito estranho isso. A minha pergunta é:
Se esta OK nas Páginas de Categorias, porquê não deixar assim em todas as páginas?
Se você tem uma loja que precisa ter uma title única e diferente uma das outras, esta opção de LojaIntegrada, não é das melhores!
Enfim..
Já que usei esta loja para dar esses exemplos, vou dar algumas sugestões que talvez sirva para a maioria dos e-commerces de melhores práticas de Title SEO para Loja Integrada:
- Utilizar na URL as palavras separadas por ” – “. Em vez de “/camisetabasicabranca”, fica assim: “/camiseta-basica-branca”.
- Por ser um mercado muito competitivo, utilize a cauda longa do tipo: “/camiseta-branca-basica-masculina”.
- Semântica: Se utilizar no H1 “Camiseta Básica Branca”, utilize no <title> “Camiseta Branca Básica”. Ou vice versa. Isso facilita na identificação do conteúdo.
- Branding: para eliminar esse problema da repetição de termo no final de cada title, deixar o <title> da Home bem genérica, com o reforço da marca, apenas “LaVibora”. Pois se usar o termo “Masculino”, não vai “encaixar” nos produtos Femininos. Neste caso, em todos os produtos você vai ver no final de cada título ” – LaVibora”.
- Em cada Página de Categoria, utilize todo o espaço que tem para completar a sua Title, por exemplo: “Shorts Infantil Masculino: Lindas estampas em LaVibora.com.br”.
Obs: estou dando algumas opiniões sem me aprofundar no intuito da loja, pesquisa de mercado, pesquisa de keyword etc etc… Antes de qualquer alteração, veja o tráfego de cada página através do Google Search Console, deste modo você vai ter um maior assertividade na alteração de cada URL, Title ou H1. Não me responsabilizo por qualquer alteração negativa do tráfego do site. Mas se aumentar o acesso com essas dicas, já fico muito feliz por ajudar!
Meu objetivo aqui é ajudar as Lojas com algumas dicas de otimização através do SEO e quem sabe dar esta sugestão de melhoria para o suporte técnico da Loja Integrada.
Mas fica aqui uma dica de melhoria da Plataforma para as próximas atualizações. Acredito que vai ajudar muito com este ajuste de Title.
E você gostou dessas dicas? Tem um e-commerce na Loja Integrada? Esta gostando? Deixe aqui seu comentário e ajude os outros empreendedores.