A SEMRush disponibilizou o PDF da pesquisa de fatores de ranqueamento de 2017. Isso veio para comprovar a teoria de um novo método de SEO, ou melhor, acabou o modo antigo: só link building, criação excessiva de URL, joguinhos de KW na Meta, Body, Title… Agora o SEO é tudo! É experiência do usuário, interatividade, visitas, autoridade de domínio, velocidade, segurança, ótimo conteúdo, métricas, acompanhamento etc etc…
Minha intenção aqui não é traduzir a pesquisa e sim levar os principais resultados apresentados. Se quiser ver o artigo completo, com todos os gráficos e números, veja na página do semrush.
SEO RANKING FACTORS
- O número de visitas é um importante fator de ranqueamento. Sites com maior autoridade recebem mais tráfego, melhores resultados, mais chances de ganhar melhores posições.
- Sinais de comportamento do usuário como: tempo no site, páginas por sessão, taxa de rejeição, indica autoridade e influência no ranqueamento.
- Backlinks podem indicar autoridade.
- Segurança de site pode indicar como fator de ranqueamento, mas não é um sinal tão forte. Há indicativos que o HTTPS melhore, mas não vai mudar seu ranqueamento drasticamente.
- Trabalho de otimização on-page tem pouca influência (keyword no: body, densidade e titulo meta).
SEGURANÇA HTTPS
Em nichos com alto volume de pesquisa há alta utilização do https. Quanto mais populares as kw são, provavelmente você verá domínios com https ocupando os primeiros lugares. Portanto, se você quer competir em um nicho com alto volume de pesquisa (ou kw popular) é importantíssimo ter o https em seu site.
Já para nichos com baixo volume de kw, a utilização de https é menor. Portanto, se você quer se diferenciar dos concorrentes, adote já o https, ajudará a se destacar significativamente dos concorrentes.
DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA
Ficou comprovado que um forte perfil de backlinks é importante para ranqueamento.
A média é de 10 mil domínios de referência único, ou seja, em nichos altamente competitivo com este volume de backlinks, torna-se esses sites praticamente invencíveis. Mas para baixo volume de keyword, a competição é menor, então com ações de link building pode-se conquistar ótimos resultados.
Portanto, se sua estratégia é kw com volume menor que 10 mil consultas, provavelmente um link building com alta qualidade pode oferecer uma grande vantagem competitiva.
TAMANHO DO CONTEÚDO
Um bom conteúdo e específico para seu nicho continua sendo importante. Ficar aficionado na quantidade de palavras e esquecer do bom conteúdo, pode ser irrelevante. No entanto, os resultados indicaram que as páginas que conseguiram melhores colocações foram aquelas com um conteúdo maior que a média. Portanto, além do tamanho do conteúdo você também necessita combinar com qualidade de conteúdo, bem escrito e otimizado, especialmente se você esta em um nicho com KW com grande volume.
Por fim, quanto maior o volume de pesquisa da sua KW, o conteúdo terá que ser maior. Escreva mais se você quer ranquear KW mais populares.
SEO ON-PAGE
Para keyword de alto volume de busca, é obrigação incluir sua keyword na Title e no Body. Mais de 75% das páginas top 20 tem keyword no body e mais de 60% tem em seu título.
Se você esta tentando ranquear páginas com baixo volume de kw isto é menos importante. Menos de 25% das páginas analisadas tem KW no body, e cerca de 15% na Meta Description, e cerca de 20% na title.
Esta comprovado que é vantajoso utilizar um conjunto maior de keyword, pois geralmente trazem tráfego relevante ao seu website. Se você planeja trabalhar com long tails, inserindo kw exatas, isto não é crucial. O mais importante é diversificar o conjunto semântico em seus textos e torna-los relevante para sua kw principal, em vez de simplesmente ficar repetindo em seu site.
A presença de vídeos não se mostrou significativa influência para ranqueamento. Entretanto em certos nichos, os clientes esperam ver algum vídeo. Observe o que sua demanda necessita e use vídeos.
VISITANTES
Google pode estar priorizando domínios com mais autoridade ao ranquear grupo de kw com alto volume.
Pode estar indicando que a busca orgânica não é a única ação que você deve priorizar. As visitas diretas e de social midia podem ser um indicador de quão sua marca esta forte, então fazer ações de branding pode ser uma ótima estratégia para considerar.
Isto é, construir um fortalecimento de marca pode ser uma importante ação para SEO.
SINAIS DE COMPORTAMENTO
As pesquisas mostraram que páginas com maior bounce rate irão ranquer menos. Isto pode ter relação com o nível de confiança, afetando usuários e bots.
Os usuários tendem a ficar mais tempo em páginas que são melhores ranqueadas. Isto pode estar relacionado ao nível de confiança para sites que estão no topo.
Os resultados confirmam que a taxa de rejeição e tempo no site, os usuários tendem a visitar mais páginas dos sites que estão melhores ranqueados na orgânica. Indicando que esses sites estão mais preparados e tem maiores sinais de engajamento.
CONSIDERAÇÕES KICKTOP
Não se prenda unicamente em repetir suas keywords em seu site. Tente ao máximo realizar todas as boas práticas de SEO, monitore o comportamento dos seus clientes em seu site e construa uma marca forte na web. É por isso que um trabalho de um especialista em SEO é tão importante. Dúvidas? Fale com a gente!