No Pubcon de 2017, Gary Illyes do Google focou um pouco mais seu tempo a falar sobre Dados Estruturados nas buscas. Mostrou a importância de marcar os dados do site para uma melhor compreensão dos robôs. Deu a entender que as marcações Schema, microformatos ou RDFs, vão entrar práaaa valer em 2018.

teste de dados estruturados

Me deixou claro que os dados estruturados vão ajudar a ranquear as páginas, pois facilitará a leitura dos bots, será um dos primeiros itens do checklist de um bom trabalho de SEO.

A dica principal é: não exagere! Cada tipo de negócio tem uma marcação diferente. Por exemplo: um site de receitas, poderá utilizar os ratings, recipes, local. E-commerce tem marcação de products, prices, rating, video, etc. Empresa local pode marcar com events, jobs, courses, etc. Para cada segmento você pode utilizar vários tipos de marcações. No próprio site do Schema.org você pode ter uma vasta idéia do que pode fazer em seu segmento.

Ainda, ele frizou que adicionando dados estruturados em sua página ficará mais fácil de entender do que se trata o site, como os googlers gostam de dizer: facilita o machine learning. Portanto, mais do que nunca, seguir o site oficial schema.org é altamente recomendado. Você verá bastante citações no developers.google.com.

Volto a dizer, tome muito cuidado para não fazer spam ao utilizar o Schema. Utilize a marcação apropriada para o seu site, de acordo com o seu nicho e suas necessidades.

Para fazer um teste em seu site acesse a página oficial de teste do Google: https://search.google.com/structured-data/testing-tool

Vale lembrar que os snippets não são tão fáceis de se obter. Mesmo efetuando a marcação corretamente, PODE ser que não apareça os snippets. É uma incógnita. O que eu recomendo é alterar os códigos das marcações para ver qual é o melhor para o seu site. Faça inúmeros testes! Até parece loucura, mas já testei o mesmo código para diferentes sites, os dois passaram no Teste de Dados Estruturados, um indexa o snippet e outro não. Vale a pena fazer vários testes e verificar qual é o melhor para o seu website.

Gary ainda falou que os algoritimos de marcações estão sendo melhorados para dar uma maior precisão nos resultados e futuramente veremos mais snippets com alto grau de aperfeiçoamento e qualidade, para todos os tipos de dispositivos. Portanto, esta volatilidade pode estar ligado a esta fase de testes. Pode ser que uma página perca o snippets no Google, mas depois de 24 horas ele volte.

A partir disto, além de marcar suas páginas, invista em conteúdo de alta qualidade e que atenda as perguntas das pessoas. Não desenvolva uma página ou postagem apenas para os robôs lerem.

Acredito que para 2018 além dessas marcações que já estão em atividade, podemos esperar outras novidades.

Em vista disso, ficou claro que o Google quer uma página de boa leitura. É preciso se programar e estruturar o seu website para poder colher os frutos de um otimização à longo prazo. Não existe sucesso em SEO do dia para a noite, é um trabalho constante e contínuo. E pode ter certeza, todo este trabalho será recompensado.

E o que você acha que estar por vir? Deixe seu comentário.