É muito comum e-commerce de pequeno e médio porte terem dificuldade com geração de conteúdo e sofrerem com SEO. Muitas vezes pela falta de novos produtos, equipe, custo, tempo, organização etc.

Vamos dar algumas dicas para você melhorar a qualidade das páginas de seus produtos e poder ganhar muitos leads.

Mas para isso uma boa estratégia de SEO é fundamental para se destacar na web.

Dicas de SEO para seu e-commerce:

 

DICA 1 – CRIE URL COM KIT’s DE PRODUTOS

Fortaleça o seu domínio com maior quantidade de URL com sua palavra-chave alvo criando novos produtos em seu site.

Inicie sua URL sempre com a palavra chave principal, por exemplo:

Whey Protein Chocolate 1Kg + Creatina 500g
Cartucho HP Amarelo + Papel
Tenis Nike Preto + Meia

kit-ecommerce
Exemplo: Criação de Kit de Produtos para seu E-commerce

 

 

É melhor sempre iniciar com KW alvo do que com palavras que não vão agregar em seu site como: Kit de, Super Kit, Combo com…
ATENÇÃO: Isto não é regra e vai depender do seu nicho de mercado!

Crie conteúdo próprio para cada URL. Nunca copie e cole o conteúdo original dessas URL’s.

Escreva de forma natural, como você fosse vender o produto para um amigo.

Seja diferente do seu concorrente.

Utilize frases que eles não utilizam.

Tire fotos e faça vídeo dos dois produtos juntos.

Turbine sua página com um bom texto + foto + vídeo para seus novos Kit’s criado.

E o melhor de tudo, é que seu cliente irá realizar UM pedido, comprando DOIS produtos. Não vai precisar adicionar um produto na cesta, buscar por outro e fazer a compra casada. Facilite a vida de seus clientes 🙂

 

 

DICA 2 – LINKAGEM CATEGORIA

Se você criou os kits, agora ficou muito mais fácil de fazer linkagem interna dos produtos!

Por exemplo: Whey Protein Chocolate 1Kg + Creatina 500g

Você pode fazer a linkagem interna para o Departamento de “Whey Protein” ou direto para o Produto.

Para cada caso é um caso.

Mas costumo fortalecer os Departamentos, pois se o seu produto estiver “indisponível”, você corre um sério risco de perder um cliente potencial. Consequentemente vai diminuir o tempo na página, aumentar o bounce rate, etc… Reduzindo a experiência do usuário, pode diminuir seu destaque nas SERPs.

 

DICA 3 – UTILIZAÇÃO DE HEADINGS / VOICE SEARCH

Dentro da página do produto, é muito legal enriquecer o conteúdo com a utilização do H2 e H3, e bolar algumas perguntas, como por exemplo:

<h2> Qual o melhor horário para tomar whey protein </h2>
O melhor horario para se tomar whey protein é logo após….

<h2> Qual o rendimento do whey protein chocolate </h2>
O whey protein sabor chocolate pode render até…

* É importante trabalhar semântica​ (palavras semelhantes).

Vale lembrar que os “H’s” tem uma ordenação, por ex:

headings em seo
Exemplo de Headings: h1, h2, h3…

 

​DICA 4 – META DESCRIÇÃO

Meta Description: este que vai estimular o cliente a clicar.

São aquelas duas linhas que aparece na SERP.

Não é fator de ranqueamento, mas você pode elevar o CTR do seu site. Consequentemente, pode-se destacar dos seus concorrentes.

Obs: Gosto muito de falar sobre meio de pagamentos, métodos de envios e palavras call to action. Alguns exemplos de palavras para inserir na Meta Description do seu e-commerce:

Compre aqui na..
Confira.
Veja aqui na…
Esta procurando por..
Rápido envio.
Parcele suas compras em..
Ganhe 10% de desconto pagando no boleto…
Frete grátis para todo o Brasil.
A Devolução e a Troca é por nossa conta.
Confira ofertas em…
Aproveite o preço para comprar.
Diversos modelos e preços para você comprar a sua hoje…
Acesse o site e compre online!

É muito legal utilizar caracteres como o check ” ✓ “. Pode dar maior destaque e melhorar seu CTR.

 

DICA 5 – TITLE

É fator de ranqueamento, mas não ache que ele vai resolver os seus problemas ehhehehe..
O ideal é sempre utilizar as palavras mais fortes no inicio.

Por isso que não aconselho utilizar palavras como: Kit, Veja e Compre, no inicio do /Title.

Foque nas suas keywords mais fortes ou que você precisa fortalecer.

Veja aqui Dicas para criar e melhorar SEO Title.

 

DICA 6 – LISTAS E TABELAS

Esta sendo muito utilizado nas posições zero do Google.
A estrutura seria parecida com essa:

Qual a composição do Whey protein?
<ul>
<li>25g de Proteina</li>
<li>5g de Carboidratos</li>
<li>100mg de Sódio…..</li>
</ul>

A velha e conhecida <table><tr><td> também irá enriquecer seu conteúdo e facilitará a leitura do seu conteúdo. 

Vale a pena testar no mesmo conteúdo um mix de Listagens e Tabelas!

DICA 7 – Branding

Sempre utilizo o Nome da Loja no final da Title, por ex:

Tênis de volei Preto – MinhaMarca
Camisa de Futebol | MinhaMarca

Outra dica importante:
Quando escrever uma Descrição Longa do seu produto, insira sua marca no meio do texto com um link por ex:
“O Whey protein de chocolate é delicioso. A MinhaMarca recomenda colocar uma dose em um copo com…”

No longo prazo, você vai ver que seus concorrentes estão copiando seu conteúdo.

E simplesmente copiando e colando.

Uma ótima for de gerar links, não é mesmo?

 

DICA 8 – OVER OPTIMIZATION

Tome cuidado para não encher de palavra-chave em sua descrição.
Você pode ser penalizado por estar tentando forçar o ranqueamento desta palavra.

 

DICA 9 – SEMÂNTICA

Trabalhe bem as variâncias das palavras na descrição curta e longa do seu produto.
Use sua criatividade.

Faça uma boa pesquisa de como estão buscando seu produto. Qual a dificuldade para ranquear? Qual a concorrência?

Veja um exemplo:
Tênis Nike preto
Tênis de corrida preto Nike
Tênis preto Nike
Tênis para corrida Nike preto
Tênis Nike para correr preto 

Para as lojas menores, uma boa alternativa é trabalhar a Long Tail e palavras com baixa concorrência.

Quem ainda não esta investindo em ferramenta de SEO, uma opção é iniciar a pesquisa com algumas palavras e o próprio Google dará algumas opções de buscas:

seo busca
Sugestões de palavras geradas pelo Google

 

 

DICA 10 – NÃO ESCREVA PARA ROBÔS

É muito importante estar escrevendo para pessoas. Para seus clientes!
Na grande maioria dos segmentos, as empresas colocam apenas dados técnicos. A criatividade é muito importante!

É uma ótima oportunidade para sua empresa se destacar das demais!

Por exemplo:
Em vez de colocar o descritivo do tênis como material, cor, peso e tamanho, faça um breve review do seu produto:
“Com este Tênis de Corrida preto da Nike, você vai arrasar nas pistas. Foi desenvolvido com um rigoroso…”

 

Nesses últimos anos surgiram uma grande entrada de pequenos empreendedores virtuais. Na ilusão de “montar uma lojinha de vender na internet”, muitos abrem sem qualquer tipo de informação e acabam encerrando as atividades. O e-commerce requer tempo e dedicação exclusiva. É uma operação muito grande que envolve muitos departamentos ao mesmo tempo: logística, financeiro, compras, vendas, tecnologia, publicidade, marketing etc etc… Um dos pilares para planejar suas vendas online é a consultoria SEO. Ficará muito mais fácil trabalhar!

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